Sai ranking inédito das celebridades brasileiras
mais influentes nas redes sociais. Nem Luciano Huck nem Rafinha Bastos estão no
topo.
Quando se fala de influência em redes sociais, as aparências enganam. Luciano Huck,
cujo número de seguidores é estratosférico, ocupa apenas o 10º lugar. O
onipresente Michel Teló, que carrega seu iPhone para todos os lugares do
planeta, também não é tão poderoso na web como se pinta. A prova é sua
colocação no 8º lugar. É revelador o estudo inédito da agência digital LabPop
Content, publicado com exclusividade pela RÁDIO DO MORENO: tira do salto alto
um monte de estrelas. A cantora baiana Ivete Sangalo é uma das – honrosíssimas
– exceções: cravou a pontuação máxima (100 pontos) no Índice LabPop Content de
Influência e garantiu a liderança na lista.
—
Seu trunfo foi a interação intensa com seus seguidores, conteúdo relevante para
seu público e novidade todo dia. Rede social parada é perfil morto — sentencia
Mario Marques, diretor executivo da LabPop Content. Ele adverte que o estudo,
que durou três meses, indica que um número alto de seguidores/curtidores não
necessariamente quer dizer influência.
A metodologia usada pela agência agrega cinco ferramentas de medição de
influência com pesos distintos: Klout, TweetLevel, Twitalyzer, PeerIndex eTweet
Grader, fechando o foco no Twitter e no Facebook. A pontuação dos pesquisados
do Índice LabPop Content de Influência é calculada pela média ponderada sobre a
repercussão de cada rede, a relevância e a reverberação do conteúdo postado.
—
O resultado da pesquisa é esclarecedor e fidedigno — avalia Henrique Serra,
analista de pesquisas da LabPop. Confirma a influência incontestável das
personalidades geradoras de conteúdo e reafirma a ascensão de outras que
utilizam diversificadamente as redes sociais, ramificando sua exposição no
ambiente web.
Com postagens em diversos idiomas, como inglês, espanhol e francês, o escritor
Paulo Coelho fez 99 pontos no índice e é a segunda celebridade brasileira mais
influente, seguido pelo apresentador Marcelo Tas.
A
TV é responsável por dois terços dos nomes da lista. Além de Tas e Rafinha
Bastos (9º), apresentadores como Angélica (13ª), Ana Maria Braga (14ª) e Regina
Casé (15ª) confirmam sua popularidade nas redes sociais. Comandar programas
jornalísticos garantiu lugar no ranking para Tiago Leifert (16º), William
Bonner (18º) e Glenda Kozlowski (26ª). Até quem não aparece na TV, como o
diretor da Globo Boninho (12º) e a novelista Gloria Perez (27ª), conquistou
espaço entre os mais influentes.
A cantora Preta Gil (4ª), o ex-jogador Ronaldo (5º) e o craque Neymar (7º), o
mais jovem entre todas as celebridades, completam as 10 primeiras posições.
Juntos, os 15 homens e as 15 mulheres da lista somam mais de 65 milhões de
seguidores no Twitter.
Confira
o ranking:
1º
Ivete Sangalo – 100 pontos
2º
Paulo Coelho – 99 pontos
3º
Marcelo Tas – 97 pontos
4º
Preta Gil – 96,7 pontos
5º
Ronaldo – 95,3 pontos
6º
Luan Santana – 95,2 pontos
7º
Neymar Junior – 94,6 pontos
8º
Michel Teló – 94,6 pontos
9º
Rafinha Bastos – 94,3 pontos
10º
Luciano Huck – 93,5 pontos
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário