quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Trilha de 'Gabriela' acerta ao reaproveitar gravações de novela de 1975


Por mais que apresente algumas gravações inéditas, o CD com a trilha sonora da versão atual da novela ‘Gabriela’ cativa por rebobinar nove fonogramas da antológica trilha sonora original da trama exibida em 1975. A opção de reaproveitar as gravações antigas resulta acertada pela dificuldade de criar outra trilha com o nível de excelência de temas como ‘Alegre Menina’ (Dori Caymmi e Jorge Amado na voz de Djavan), ‘Porto’ (o mesmo Dori Caymmi nas vozes do MPB-4) e, claro, ‘Modinha para Gabriela’, feita por Dorival Caymmi (1914-2008) e gravada por Gal Costa. 
Nome fundamental na composição da trilha  de 1975, Dori Caymmi é parceiro póstumo do escritor Jorge Amado (1912 - 2001) na refinada canção ‘Me Leva Embora’. O tema da personagem Malvina (Vanessa Giácomo) é ouvido com Ivete Sangalo, intérprete da cafetina Maria Machadão.
Gilberto Gil também contribuiu para a safra 2012 da trilha com ‘Lindinalva’, canção de tonalidade sombria, gravada pelo Babado Novo. Apesar do bom nível dos temas inéditos, nada na trilha se compara à maestria com que compositores como Moraes Moreira (‘Guitarra Baiana’) e Alceu Valença (‘São Jorge dos Ilhéus’) captaram o espírito da obra de Jorge Amado com musicalidade rica e bela. Enquanto ‘Avenida Brasil’ propaga o ‘lixão’ musical, a trilha de ‘Gabriela’ reitera a força da música do Brasil. Vale a pena ouvir de novo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário