quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As Maiores Parcerias de 2011

Jay-Z & Kanye West protegendo o trono do rap

Jay-Z e Kanye West começaram a trabalhar juntos há exatos 10 anos, quando o marido de Beyoncé chamou o jovem produtor de Chicago para gravar algumas bases do clássico “The Blueprint”. No entanto, foi só em 2011 que a dupla tomou vergonha na cara e decidiu gravar um álbum inteiro em parceria. A necessidade de “proteger o trono” do rap foi a motivação de “Watch The Throne”, um ambicioso retrato das ambições dos dois rappers mais poderosos do momento. 

Valeu cada centavo: Jessie J & B.o.B.

Apesar de já ter um hit (“Do It Like A Dude”) na Inglaterra, no início de 2011 Jessie J era uma ilustre desconhecida para o resto do mundo. A solução foi chamar o rapper do momento, B.o.B. para gravar o que seria a música em parceria mais vendida do ano, “Price Tag”. Jessie pode não ter conseguido emplacar nenhuma outra música nos meses seguintes, mas o hit que apresentou ela para as paradas garantiu que ninguém mais perguntasse “Jessie quem?” ao ouvir seu nome.

Diva com diva: Britney & Rihanna & Ke$ha & Nicki Minaj
O que fazer quando você, diva, não consegue emplacar um single nas paradas? Você chama outras divas para cantar junto. Foi essa a solução encontrada pelas espertinhas Rihanna e Britney Spears para fazerem “S&M” e “Till The World Ends” bombarem. Primeiro foi RiRi que chamou Britney para um featuring num remix, depois a trintona gostou da solução e chamou Ke$ha e Nicki Minaj para uma brincadeirinha no segundo single de “Femme Fatale”.

O adeus de Gill Scott-Heron na batida de Jamie xx
De volta à música depois de um longo tempo distante, o cantor de soul e jazz americano Gil Scott-Heron teve uma das despedidas mais belas e instigantes do ano. Falecido em maio de 2011, Scott-Heron viveu o suficiente para ver sua obra ser magistralmente retrabalhada pelo novato Jamie xx, produtor e guitarrista à frente do grupo londrino The xx. Em “We’re New Here”, Jamie reimagina na batida do dubstep a poesia urbana de “I’m New Here” (2010), último lançamento do mestre.

A sexta-feira louca de Katy Perry com Rebecca Black, Glee, Hanson e, sim, Kenny G

Antes de a ganância ter despertado em Katy Perry a vontade de colocar um sexto single (“The One That Got Away”) nas paradas, “Last Friday Night” iria ser a última música de trabalho de “Teenage Dream”. E há melhor maneira de terminar um trabalho bem feito com uma festa com todos os seus amigos? O clipe de “Last Friday Night” tem parcerias por todo lado: tem Rebecca “Friday” Black, tem metade do elenco de “Glee”, tem os Hanson, tem Corey Feldman e Debbie Gibson e tem até o mestre do saxofone, Kenny G. Para completar, a música só foi chegar ao primeiro lugar das paradas americanas com outra participação, a da rapper Missy Elliott, que cantou num remix da faixa. 



Química do sucesso: Luan Santana & Ivete Sangalo 
Há sempre uma grande possibilidade de tudo dar errado quando você coloca dois dos maiores artistas do momento para cantar lado a lado. Muito talento sempre é bom, mas muito ego pode ser desastroso. Então foi com um pouco de receio que o mundo encarou a notícia que Ivete Sangalo participaria de uma das músicas do novo DVD de Luan Santana.
O que ninguém esperava é que os dois iriam ter tanta química juntos. Sorriso e se abraçando com quem parecia se conhecer há muito tempo, a dupla fez de “Química do Amor” um dos maiores hits do ano.


Maria Gadú e Gal Costa: elas voltaram caetanizadas





Depois de um bom tempo andando só com marmanjos, Caetano Veloso passou 2011 muito bem acompanhado por duas amigas cantoras. Primeiro foi a jovem Maria Gadú, com quem Caê fez uma turnê para lá de bem sucedida, que acabou gerando o belo registro “Multishow Ao Vivo Caetano e Maria Gadú”, lançado no fim de maio. Já com a amiga de outras eras, Gal Costa, a parceria foi no recém-lançado disco “Recanto”, álbum produzido e composto por ele especialmente para marcar a volta dela aos holofotes.

O casal do ano: Justin & Selena
Não importa para onde você olhasse, nem aonde se escondesse, em 2011 você provavelmente viu/ouviu/leu algo sobre o casal mais quente do ano: Justin Bieber e Selena Gomez. Apesar de não terem feito nenhuma parceria musical propriamente dita, o relacionamento dos dois esquentou a indústria da música e das celebridades. O romance fez bem para os dois lados. Parte mais bem sucedida do casal, Justin ficou ainda mais famoso e de quebra afastou os boatos de que seria gay. Por sua vez, Selena passou de “mais uma estrela teen da Disney” para cantora do momento, com um disco e turnê bombados. 

Dançando lambada-ê, dançando lambada-á: J.Lo. cai na pista com Pitbull e Kaoma
Sem emplacar um hit de verdade desde os tempos de “Jenny From The Block”, Jennifer Lopez voltou com tudo com o álbum “Love?” graças a um sample da lambada “Chorando Se Foi” do grupo Kaoma e a participação mais do que especial do rapper Pitbull na faixa “On The Floor”. A música virou a música mais tocada nas noites de 2011, marcando o início de um ano que, apesar de uma separação complicada do cantor Marc Anthony, mostrou que J.Lo. ainda tem star power para dar e vender.


Paula Fernandes e Victor & Léo: a princesa e os sertanejos
Paula Fernandes pode até ter virado a estrela que é graças a uma participação no especial de final de ano de Roberto Carlos, mas os homens de sua vida, musicalmente falando, são Victor & Léo. Amigos de longa data, o trio colabora desde o início da carreira de ambos. Em 2011, duas parcerias. A primeira foi “Não Precisa”, do álbum dela, “Paula Fernandes Ao Vivo”, que acabou se tornando o mais vendido de 2011. A segunda vem no álbum novo deles, “Amor de Alma”, para fechar o ano de maneira calma e romântica. Aproximando-se do folk americano, mas com a sensibilidade sertaneja característica de Victor Chavez, “Sonhos e Ilusões Em Mim” mostra que os frutos da colaboração entre os três estão cada vez mais saborosos.


Fonte: TVZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário