quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Era um sonho cantar com a Ivete" diz vocalista do Psirico que está lançando dvd comemorativo


É praticamente impossível conversar com Márcio Victor, 31 anos, e não dar boas gargalhadas. Cheio de simpatia, o vocalista do Psirico tem mesmo muitos motivos para comemorar. O maior deles é o DVD/CD Psirico 10 Anos Ao Vivo em Salvador (Caco Music/Penta), gravado na festa Todo Mundo Vai, em outubro de 2010.
As primeiras imagens do novo trabalho foram feitas durante a passagem do grupo por Paris, em setembro de 2010. A turma se apresentou no Festival Cultural Brasileiro Lavage de la Madeleine e aproveitou para visitar pontos turísticos.

Ivete e Preta  
A gravação do DVD reuniu 70 mil pessoas no Parque de Exposições de Salvador e contou com a participação especial de Ivete Sangalo e Preta Gil. Com Ivete, Márcio dividiu os vocais de Te Quero Delícia, enquanto com Preta cantou Medida do Amor.
“Era um sonho cantar com a Ivete. Foi uma forma de retribuir porque ela foi a primeira artista a divulgar o Psirico. Já Preta Gil é uma amiga que divido alegrias e tristezas. São duas pessoas com energia muito positiva”, explica Márcio Victor.
Além das duas canções, tanto no CD quanto no DVD, Márcio regrava hits como Arerê Geral, Sou Periferia, Firme e Forte e Cole na Corda, sem esquecer Chupeta.
Nesses dez anos de Psirico, Márcio conseguiu arrastar multidões, virou o queridinho de oito em cada dez pagodeiros e conquistou muitos prêmios. E ele não tem falsa modéstia.
“A gente teve a intenção de mudar a célula rítmica do samba baiano. Dez anos depois vejo isso com muita tranquilidade e quero continuar. O Gerasamba (É O Tchan) foi referência e o Psirico nesses dez anos já conseguiu mostrar que virou referência também”, afirma.
Antes de se dedicar ao Psi, Márcio, ótimo percussionista, tocou com estrelas da MPB como Caetano Veloso, Marisa Monte, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e João Bosco.

Ensaios  
Hiperativo em suas performances, o músico é mesmo inquieto. Mal lança um DVD e já começa a preparar outro. O próximo será gravado em quatro etapas, durante os ensaios do grupo, além de contar com imagens do aniversário de Márcio na Liberdade, Festa de Sauípe, projeto Psi Experimental e arrastão na Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho.
No primeiro ensaio, hoje, às 20h, no Bahia Café Hall, ele recebe Xanddy, do Harmonia do Samba, e Saulo Fernandes, do Eva. No segundo, em janeiro, terá a presença de  Aviões do Forró e Asa de Águia. Depois, recepcionará Ivete e Chiclete com Banana; e, no último, em fevereiro, Michel Teló.

Duplo sentido  
Quando o assunto é a polêmica que envolve as letras do pagode baiano, Márcio parece incomodado: “Acho uma perda de tempo falar sobre isso. Se fosse pra ser assim não seríamos influenciados por Dorival Caymmi e Carmen Miranda. Todos tiveram essa fase do duplo sentido. Fomos educados ouvindo eles e estamos dando continuidade a essa cultura. O povo baiano que gosta de pagode, gosta do duplo sentido”.

Meu caro, você não acha que, apesar do inegável sucesso regional do pagode baiano, o gênero não se firmou nacionalmente?
“Discordo. Toda Boa foi sucesso nacional, as músicas do Harmonia do Samba são sucesso... Na hora de se fazer o social, o pessoal diz que o Sul e Sudeste não gostam disso, mas já colocamos 40 mil pessoas na gravação do nosso primeiro DVD em São Paulo, conta.
No entanto, Márcio Victor faz questão de ressaltar que o Psirico não vive do duplo sentido: “Nós também falamos de questões sociais”.

Verão  
Nascido no Engenho Velho de Brotas, o artista  está cheios de planos para a estação mais quente do ano. Na agenda do Psirico constam eventos do porte do Festival de Verão e, claro, o Carnaval.
Como já é tradição, a próxima edição do Festival - que acontece de 25 a 28 de janeiro no Parque de Exposições - será encerrada pelo Psirico. “Vamos fazer uma coisa bem experimental, além da tradição do arrastão do Psirico. O arrastão não pode ser deixado de lado. Ouvir nosso nome na grade do Festival de Verão é a prova que conseguimos mais uma vez”, diz.
No Carnaval, Márcio comandará o Bloco Pra Ficar, na sexta-feira e no sábado, no circuito Dodô (Barra-Ondina); As Muquiranas no domingo, no circuito Osmar (Campo Grande); e o Pinel na terça, também no circuito Osmar: “Vamos homenagear a imprensa no Carnaval. É uma forma de retribuir o carinho que os repórteres têm com o pagode baiano”.
Avesso a falar de vida pessoal, pouco se sabe da intimidade do líder do Psirico, grupo também integrado pelo baterista  Paulo Batera, o guitarrista Valnei Duarte, o baixista Biriba, o tecladista Paulo Paulada e os percussionistas Jorginho, Márcio Manchinha, Paulinho, Samuel, Saulo Aranha e Zezéu. Só consta que, no pouco tempo livre, Márcio gosta de passear pela Baía de Todos os Santos a bordo de sua lancha, onde, por sinal, estava enquanto conversava com o CORREIO, por telefone.

Ensaio Psirico
Atração: Psirico, com part. de Xanddy e Saulo Fernandes
Local: Bahia Café Hall, na Avenida Paralela
Data:  Hoje, às 20h
Ingresso:  R$ 70 (camarote Psirico) e R$ 30 (pista)


Fonte: Correio 24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário